Mais de 300 Milhões de Usuários com Acesso Gratuito à Internet por Celular em 2020 via Upstream

A Zero-D aumenta a venda de dados em até 19% – 4,2 bilhões de impressões publicitárias para usuários que de outra forma estariam offline

Londres, 2 de março de 2021 – 314 milhões de usuários de telefonia celular em oito países usufruíram de mais de 3,4 petabytes de dados gratuitos durante o ano de 2020 através do portal Zero-D da Upstream. Operadoras de telefonia celular como a Vivo no Brasil e a Vodacom na África do Sul, tendo implantado a Zero-D, ofereceram 41 milhões de horas de navegação ou 6,9 milhões de horas de streaming de vídeo[1] para seus usuários durante um ano em que a conectividade foi crucial para que as pessoas se mantivessem informadas, entretidas e em contato com seus entes queridos.

O portal de internet celular gratuito financiado por anúncios da Upstream, Zero-D, foi implantado por 10 operadoras de telefonia celular em oito mercados emergentes, incluindo Brasil, África do Sul, Indonésia, Gana e Quênia em 2020. Em 2021, a Upstream espera que seu portal de conectividade alcance mais de 400 milhões de usuários, como já foi lançado na Nigéria, e está planejando agora fazer uma parceria com a maior operadora de telefonia celular do país, bem como uma expansão ainda maior na Tunísia.

A Zero-D é um componente central da plataforma de aquisição e engajamento de clientes multicanal da empresa, projetado para ajudar as operadoras de telefonia celular a manterem seus usuários conectados à internet, mesmo quando os dados acabarem. Isto é crucial em mercados emergentes, onde a falta de infraestrutura de linha fixa combinada com altos custos de dados de telefonia celular muitas vezes deixa os usuários isolados digitalmente. O portal permite aos usuários acessar serviços básicos de internet como notícias, e-mail, aplicativos de mensagens e serviços governamentais, ajudando as operadoras a aumentar a retenção e o engajamento dos clientes, bem como a venda de pacotes de dados.

No Quênia o portal ocupa o primeiro lugar entre todos os sites locais (domínio.ke) e o terceiro entre todos os sites em termos de tráfego mensal na web, enquanto na África do Sul ocupa o segundo lugar entre os sites locais (domínio.za) e o décimo segundo entre todos os sites. Durante o ano passado, as operadoras de telefonia celular usaram o portal para garantir que informações críticas sobre a pandemia chegassem a todos. De acordo com dados da África do Sul “saúde” foi classificada como a principal “categoria de notícias” e todas as principais perguntas estão relacionadas à pandemia, por exemplo “quando as escolas vão abrir?” e “o que é Coronavirus?  O lançamento sul-africano de 2020 da Zero-D, com a marca ConnectU, é um excelente exemplo do potencial do portal como um portal de sustentabilidade. Ele oferece acesso gratuito a informações sobre saúde, notícias e uma funcionalidade de busca de emprego e é, de acordo com a operadora, “parte do seu compromisso global de melhorar bilhões de vidas, fornecendo informações e serviços vitais de graça a todos os seus clientes”.

Isto resultou na pontuação extremamente alta da plataforma celular gratuita em termos de engajamento e satisfação do usuário. 97% dos usuários de telefonia celular pesquisados no Quênia acreditam que sua operadora “se importa mais com seus usuários finais”, fornecendo a Zero-D[2]. De acordo com os dados disponíveis, a Zero-D apresenta uma pontuação muito alta no ranking Net Promoter[3], excedendo 60%, sendo que a média de NPS em telecomunicações tem uma variação de 25 a 35%.

Os usuários em todos os mercados interagem com o portal gratuito, quando disponível. Na Tunísia, um percentual surpreendente de 97% dos assinantes de telefonia celular têm interagido com a Zero-D. Da mesma forma, na África do Sul, mais de 92% dos assinantes da operadora acessaram a internet via ConnectU. As operadoras de telefonia celular no Brasil e na Tunísia relataram um aumento de oito e nove por cento no aumento de vendas de dados. Na Indonésia, a operadora parceira experimentou cerca do dobro dessas taxas, com 19 de cada 100 sessões Zero-D terminando em compra de dados. Observa-se que, em um mercado emergente, se 100 usuários de telefonia celular ficarem sem dados, é provável que apenas 5 deles façam uma recarga imediata.

O sucesso da plataforma com o engajamento do cliente também levou a mais de 4,2 bilhões de impressões publicitárias ao longo do ano, permitindo que as operadoras de telefonia celular parceiras da Upstream obtivessem receita publicitária de usuários que de outra forma estariam offline e incapazes de se conectar. Observa-se que uma das características do portal é que a publicidade é recompensada com dados, permitindo que os clientes reabasteçam sua quota de dados assistindo aos anúncios, ganhando impressões e visualizações para os anunciantes.

O vice-diretor executivo da Upstream, Kostas Kastanis, acredita que o acesso livre à internet tem um papel crucial a desempenhar na redução das barreiras digitais. Ele comentou: "Durante um ano muito desafiador, as operadoras de redes de telefonia celular fizeram de tudo para manter as economias e as pessoas conectadas. Causando verdadeiras mudanças, as principais operadoras como a Vivo, e a Vodacom estão oferecendo acesso gratuito à internet para aqueles que não têm renda suficiente para efetuar recargas, mantendo-os conectados em circunstâncias difíceis. Fazendo o bem eles também estão descobrindo novos fluxos de renda que de outra forma poderiam estar fora de alcance. Já estamos planejando lançar a Zero-D com uma segunda operadora na Tunísia e em breve lançaremos o serviço com a maior operadora de rede de telefonia celular da Nigéria".

Em 2020 o portal Zero-D da Upstream ganhou na categoria de Engajamento do Cliente no Fierce Innovation Awards – Telecom Edition. Também recebeu três Prêmios Internacionais de Negócios no The Stevies para Melhor Produto de Telecomunicações, Serviço e Solução de Gerenciamento de Operações de Telefonia Celular, e foi indicado ao Prêmio GLOMO por Melhor Inovação em Telefonia Celular para Mercados Emergentes na categoria Tech 4 Good.

[1] Supondo que 1 GB de dados seja igual a 12 horas de navegação na web ou 2 horas de exibição de vídeo em definição padrão – Ken’s Tech Tips
[2] Upstream, Relatório de pesquisa com clientes, Quênia, dezembro de 2020
[3] O Net Promoter Score refere-se à porcentagem de clientes que avaliam sua probabilidade de recomendar uma empresa, um produto ou um serviço.

Ε: corp.comms@upstreamsystems.com